terça-feira, 12 de janeiro de 2010

A Motivação








Querer é poder!




A motivação encontra-se na base de todas as nossas acções.


É o motor da vontade própria que nos move em todas as frentes, de manhã, à tarde, à noite, para ler um jornal, para frequentar as aulas, ou seja, da mais simples à mais complexa das tarefas.


É considerada uma força interior constantemente sujeita a alterações.


Somos sujeitos diariamente a factores que impulsionam o nosso sentimento de motivação, ou que pelo contrário o reduzem.


A intensificação do mesmo direcciona as nossas energias para um objectivo o que se reflecte notoriamente em resultados positivos, e consequentemente num sentimento de auto-realização mais intenso do que se nos aventurarmos na prossecução de uma tarefa sem qualquer vontade.


O nível de motivação de cada pessoa sofre influências de várias indoles como a sua personalidade, emoções, formas de ver o que nos rodeia ou mesmo das interacções humanas.


O estudo da mesma é visto de diferentes prismas.


Sendo um objecto de estudo da Psicologia surge uma parafernália de teorias em relação a este assunto como a de Maslow - Teoria das Necessidades, ERG, Herzberg, entre outras.


A motivação é um assunto que muito preocupa actualmente um vasto número de pessoas, o que fez surgir uma explosão de workshops com o intuito de orientar os aderentes nos mistérios da capacidade de auto-motivação ou mesmo na área da motivação em grupo - Motivação de Equipas, onde se enquadra o filme por mim aqui apresentado.


Trata-se do aplicar de um discurso proferido pelo actor Al Pacino nos minutos que antecedem um jogo de extrema importância no decorrer da história do filme a uma panóplia de situações em que a motivação é uma peça-chave para o sucesso da sua execução, tudo isto com o som de uma música que capta a atenção do ouvinte apelando a sentimentos que poderão estar na base do poder de motivacional.


A publicação de livros relacionados com o tema é também uma realidade que verificamos facilmente com sucessos estrondosos de livros como "O Segredo" e mesmo "Fuck It".


Conhecermo-nos a nós próprios apresenta-se como a mais eficaz das formas de conseguir "jogar" com a nossa motivação tornando-a uma poderosa aliada no dia-a-dia que tanto exige de nós.





We have the Power to do it!


1 comentário:

  1. gostei muito do seu comentário até porque concordo em absoluto com as suas palavras. Motivação. palavra chave, motor essencial para nos levar a superar-nos a nós mesmo, a lutar, a não desistir e quem sabe, vencer. Muito obrigada

    ResponderEliminar