quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Slogans

Um slogan define-se como uma frase de fácil memorização usada em vários contextos, politico, religioso, comercial, entre outros. A origem da palavra revela desde logo o propósito da sua existência - vem do gaélico-escocês "sluagh-ghairm" que significa grito de guerra.


Dou aqui especial atenção aos slogans de índole comercial, os chamados slogans publicitários, que quando bem conseguidos conferem mesmo um valor extra a empresa, produto ou serviço.

O slogan deve transmitir a alma do produto a ser vendido o que requer uma exponencial criatividade bem como um profundo conhecimento da língua.

A sociedade actual é doutrinada a consumir informações sintéticas, como os slogans, que passam a integrar o estilo, a linguagem e a cultura que as envolve.

Quanto mais difundidos, maior autonomia ganham, o que culmina com a visão de que retratam verdades absolutas.

Os slogans estrategicamente não exigem esforço de analise levando a que a frase construída se insira no quotidiano das pessoas, como que exercendo um "poder hipnótico".

Muitas marcas em voga na actualidade devem a sua notoriedade a magnificas estratégias de marketing, recorrendo a slogans minuciosamente criados, o que se reflecte incontornavelmente nos resultados financeiros.


Deixo aqui alguns exemplos de sucesso.



.Nespresso - What Else?

.Nike - Just do it

.McDonald´s - I´m lovin´it

.Super Bock - Sabor Autêntico

.Johnie Walker - Keep walking, Johnie Walker

.Um Bongo - O bom sabor da selva

.Iogurte Adagio - Puro prazer

.Honda - The power of Dreams

.Toyota - Today, Tomorrow, Toyota

.Worten - Worten sempre

.TvCabo - Há coisas fantásticas, não há?

.Movimento Hippie - Paz e Amor

.Pingo Doce - Sabe bem pagar tão pouco

.LG - Life´s good

.Nokia - Connecting People

.CNN - Be the first to know

.TMN - Até já

.Vodafone - Vive o momento

.Vodafone - Power to you

.Euromilhões - A criar excêntricos todas as semanas

.Coca-Cola - Abre a felicidade

.Coca-Cola - Live on the Coca-Cola side of life

Coca-Cola - Sempre Coca-Cola

.Sapo - Vive a assapar

.Kit Kat - Faça uma pausa com Kit Kat



Communication Power!

2 comentários:

  1. E como se constrói um slogan? que mensagem pretende o slogan transmitir?
    Muito bem

    ResponderEliminar
  2. O melhor slogan:

    Sole Mio, Hotel Casino & Spa:
    "Vá para o coração do Porto, saia com o Porto no coração!"

    ResponderEliminar