sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Other way to see the news









No meu dia-a-dia é indispensável o contacto com as mais diversas formas de informação.

Televisão, Rádio, Internet e obrigatoriamente jornais.
Generalistas, desportivos, económicos, culturais, diários, semanais, de todo o tipo.

Sendo assim, dou aqui um particular destaque a um "anexo" que o jornal "Público" inclui na sua edição semanalmente, "O Inimigo Público".

Neste jornal a actualidade é abordada de uma forma humorística, uma espécie de "contra-informação" dos jornais, como podem constatar pelas capas.

A sátira é soberana nesta edição, o que leva a entendermos o que nos rodeia de uma forma "soft", bem como a termos contacto com uma perspectiva diferente da sociedade.


Recomendo! ; )

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

A influência da Internet na escrita








A Internet evoluiu com o tempo para um "bem" indispensável ao nosso quotidiano.



Com esta realidade de uso extremo e em massa a comunicação estabelecida por este meio é processada de uma forma menos "convencial" do que o que é escrito no papel.

Tal facto, leva a que a língua evolua, se altere, se adapte, tendo em vista o facilitar do processo comunicativo.

Um bom exemplo disso é a criação do verbo "to google", consequência do uso a nível mundial e de extrema abrangência que este motor de busca envolve.

Nesta conjuntura, as Redes Sociais são uma realidade à qual nos adaptamos a uma velocidade e facilidade incríveis, e ganham com o passar do tempo uma preponderância enorme neste desenvolvimento linguístico.


Como exemplo deste movimento, surge o New Oxford American Dictionary on-line, que actualiza a sua base de dados, incluindo a nova palavra eleita em cada ano que passa.

A palavra do ano 2009 é "unfriend" - verbo que significa retirar alguém de uma rede social da Internet como por exemplo o Facebook, o que se poderia traduzir muito livremente para "desamigar".

Outras palavras apresentaram-se como concorrentes a "unfriend"tais como "sexting" (envio de conteúdos sexualmente explicitos por sms), "funemployed" (pessoa que aproveita estar desempregada para se divertir) ou mesmo "birther" (refere-se a quem acredita nas teorias da conspiração sobre a autenticidade do certificado de nascimento do Presidente norte-americano, Barack Obama).

Existe ainda a vertente da composição de palavras através de outras, das quais são exemplo "twiterature", "tweetaholic", "Obamanomics", "Obamacons", "Obamalicious".


O anúncio da palvra do ano é sempre seguido com grande entusiasmo nas redes sociais como o Facebook e o Twitter, bem como em blogs e até jornais.


É portanto notório que devemos sempre primar por nos mantermos ligados às novas tecnologias, de forma a acompanhar toda esta evolução constante, sendo que no curso de Comunicação Empresarial o facto de praticarmos uma linguagem moderna é nevrálgico.






(baseado no artigo do jornal "Público", do dia 18 de Novembro de 2009)



domingo, 8 de novembro de 2009

O acto de fazer um "post"




O acto de fazer o "post" de algo tem vindo a tornar-se um hábito que não escolhe idades, sexo, sociedade, entre tantos outros aspectos.

Contudo, o simples acto de clicar para fazer a respectiva publicação de uma foto, por exemplo, expõe a um mundo sem limites um pouco de nós.


É essencial pensar no que disponibilizamos a uma sociedade on-line em que a informação circula de uma forma imparável, seja em redes sociais ou mesmo em blogs.




Think Before You Post

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

A Evolução



Sendo este o meu primeiro post pretendo revelar um aspecto nevrálgico da minha pessoa, o acompanhar da evolução exponencial em que vivemos!

Desta forma, disponibilizo aqui um filme que demonstra perfeitamente o dinamismo que nos envolve constantemente e que por vezes nos passa ao lado.



Shift happens ! ! ! ; )